SINDCOP amplia assistência funeral 100% grátis para filiados, cônjuge, filhos e enteados
O sindicato já mantinha um seguro para o titular e que agora passou a ser assistência funeral para toda a família, com direito a assistência psicológica e inventario. Os filiados atuais e família já estão incluídos e os novos filiados e família são inseridos automaticamente.
Postado em : 19/11/2021



Carlos Vítolo

Da Redação SINDCOP

 

O SINDCOP ampliou o seguro que já oferecia aos filiados e dependentes e agora passou a oferecer, desde o último dia 1º, um plano de assistência funeral que, além do (a) filiado (a) titular, também contempla o (a) cônjuge, filhos ou enteados.

A assistência funeral é totalmente grátis para filiados e cônjuge, além dos dependentes (filhos ou enteados) até 25 anos. O plano funeral também oferece assistência psicológica e inventário.

A adesão à assistência funeral é automática, assim que se concretiza a nova filiação. Os filiados já estão inseridos na lista. É importante destacar que as novas filiações têm carência de 90 dias em caso de morte natural e 24h no caso de morte por acidente.

A parceria foi firmada com o PASI (Plano de Amparo Social Imediato). Vale destacar que a assistência funeral não faz reembolso de dinheiro.

O SINDCOP já vinha oferecendo um seguro para qualquer tipo de morte do titular às famílias dos filiados no valor de R$4.000,00, para amenizar as dificuldades. O seguro sempre foi totalmente grátis, sem nenhum acréscimo em mensalidade. No entanto, em virtude da demora na apresentação de toda a documentação necessária no processo de sinistro, a seguradora acabava demorando para fazer o repasse do dinheiro. Houve situações em que a família teve que esperar cerca de 6 meses, e isso gerava dificuldades.

Agora, com a mudança de seguro para assistência funeral, a cobertura deixa de ser somente para o titular e a proteção passa a ser para toda a família. A assistência oferece traslado até 250 km (ida e volta) considerando cobertura dentro do território nacional.

 

» Como solicitar a assistência funeral?

Após a morte do titular ou dependente, alguém da família deverá entrar em contato com a prestadora pelos números 4000-2300 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 401 9000 (demais localidades). Um atendente irá passar todas as orientações, passo a passo, para a realização do serviço.

 

» Como solicitar a assistência psicológica?

A assistência psicológica deve ser solicitada na central de atendimento pelo telefone 0800 777 8203 de segunda a sábado, de 8h às 21h (atendimento em âmbito nacional). Devem ser informados os seguintes dados do segurado: nome, CPF e data de nascimento. Em caso de contato dos dependentes poderá ser solicitado comprovação de vínculo antes da prestação do atendimento.

» Baixe a carteirinha, recorte, plastifique ou mantenha no celular e repasse para os membros da família.

» Serviços disponíveis para o funeral

Os serviços são:

- Taxas;

- Tratamento do corpo;

- Sepultamento;

- Cremação (desde que haja serviço de cremação público na cidade de domicílio e desde que sejam atendidas as exigências da lei);

- Sala de velório;

- Urna mortuária;

- Traslado do corpo; (em caso de falecimento em cidade diferente da residência do segurado, será providenciado o traslado do corpo, no Brasil, pelo meio de transporte mais adequado seguindo os critérios técnicos - veículo funerário ou avião de linha regular - até a cidade de residência do titular considerando um raio entre ida e volta conforme quilometragem do plano contratado);

- Ornamentação;

- Condolências;

- Registro de óbito;

- Carro funerário;

- Serviços de funeral virtual; (criação de link para família, com login e senha, comunicado virtual via WhatsApp com detalhes da cerimônia, espaço interativo para homenagem virtual e envio de coroa de flores, outros);

- Serviços de cafeteria; (será fornecido um lanche de cortesia para os familiares durante o funeral).

 

» Assistência psicológica

Sobre a prestação deste serviço, se destina a orientar e dirimir situações cotidianas de ordem pessoal, familiar ou profissional acerca de questões relacionadas ao tema abordado pela assistência. O atendimento é remoto e com total sigilo, realizado por meio de uma central exclusiva do seguro PASI. No caso de morte do titular do seguro, os beneficiários terão direito a mais seis meses de utilização da assistência psicológica.

 

» Assistência inventário

Para auxiliar os familiares, a assistência funeral garante aos herdeiros do segurado titular, a prestação do serviço de inventário consensual (judicial ou extrajudicial), na transferência amigável do patrimônio do segurado falecido, desde que o acionamento da assistência seja realizado em até 120 dias após a data do óbito. Também é feito o monitoramento integral dos processos até a sua conclusão, inclusive com orientação e esclarecimento de dúvidas aos familiares.





Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.